Mapa da Alemanha

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Heidelberg

Depois de dois finais de semana sem praticamente sair de casa, sábado finalmente fui viajar um pouquinho. Fui para Heidelberg, que dizem ser uma das cidades mais bonitas da Alemanha. Não sei o que aconteceu, se era o frio ou se era muita expectativa, mas esperava um pouco mais da cidade. Sim, é bonita, mas sei lá, ficou faltando algo.





Visitamos as ruínas de uma fortaleza, onde lá se encontra o maior barril de cerveja do mundo! É realmente grande. Passeamos pelo centro e fomos até a ponte, que infelizmente estava em manutenção e, por isso, não pude tirar as famosas fotos com a ponte e o castelo ao fundo. Havia um caminho pelas montanhas chamado caminho dos filósofos, mas com o frio que fazia não dava a menor vontade de fazê-lo (estava com 3 blusas e 2 calças e ainda assim sentia frio, já que ventava...e minhas mãos queimavam de tanto frio, como se eu estivesse sem luvas) e como eu estava em grupo, não podia simplesmente ir se ninguém quisesse ir.




Uma coisa bacana que eu reparei é que já estão começando a montar os preparativos para as famosas feiras de Natal (Weihnachtsmarkt), que ocorrem em quase todas as cidades alemãs e oferecem comidas típicas, artigos de decoração, muitas luzes e pistas de patinação. Não vejo a hora. Tschüss.

domingo, 23 de novembro de 2008

E nevou!

Todo dia, quando entro na Internet, olho a previsão do tempo. No começo desta semana, vi algo inesperado: previsão de neve para o fim de semana. Como ouvi dizer que não neva muito em Wiesbaden, não criei muitas expectativas quanto à possibilidade de haver neve suficiente para cobrir o chão, os carros etc.


No sábado, quando acordei, abri a janela e qual não foi a minha surpresa ao ver a rua e os carros cobertos de neve? A emoção de ver neve pela primeira vez é indescritível. Fiquei rindo à toa por um bom tempo e tirando um milhão de fotos iguais, de todos os ângulos possíveis. Tinha que registrar tudo. Agora começo a ver as vantagens de vir pra Europa no inverno!



No domingo, por sua vez, acordei com aquela expectativa, mas foi frustrante: nada de neve. Porém, quando estava estudando, olhei pela janela e percebi que estava nevando de novo e nevando intensamente. Fiquei fascinada. Imediatamente peguei a minha câmera e comecei a registrar. Ver a neve caindo é mais emocionante ainda! E quando você menos percebe, a rua, as plantas e os carros estão completamente encobertos. E tudo fica branco. Pena que já estava escuro e as fotos não ficaram tão nítidas, mas preferi tirar assim mesmo já que não sei se até amanhã de manhã tudo terá derretido.



Depois de mais ou menos uma hora nevando, olhei para o parapeito da minha janela e vi a neve acumulada. Não resisti: abri a janela (estava fazendo -2º) e meti a mão na neve. É tão fofinha. E de repente, tive uma idéia: fazer um mini boneco de neve. Algumas tentativa depois, o corpo estava pronto, mas faltavam os detalhes. E agora? Como fazer os olhos e a boca? Tentei pintar com caneta (parece estúpido, mas vai saber...rs) e nada. Olhava para o meu quarto e pensava o que eu poderia usar. Peguei migalhas de bolacha, mas também não deu certo. Pensa, Cris, pensa. Lógico: os cabinhos da uva. E como toque final, um cachecol improvisado. Ah, ficou meiguinho...tosco, mas meigo!



Além do boneco, fui até a rua e deixei meus rastros na neve. Não deu pra ficar muito tempo, pois estava ficando encharcada. Mais tarde, ouvi uma gritaria lá embaixo e vi o pessoal fazendo guerra de neve. Que vontade!


Acho que nunca mais vou esquecer o dia de hoje. Fiquei muito muito muito feliz e boba como uma criança. E quem disse que eu ligo? Tschüss.

domingo, 16 de novembro de 2008

Conhecendo Wiesbaden - parte 3

Que tal um pequeno city tour por Wiesbaden? Preparem-se que o passeio vai começar! À sua frente está a Hauptbahnhof (estação principal de trem), bastante imponente e em estilo neo-barroco. Caminhando sempre em linha reta você encontrará a Neues Rathaus (nova prefeitura) de um lado e a Altes Rathaus (antiga prefeitura) do outro. Entre elas está a Marktbrunnen (fonte do mercado). Não muito distante, você verá a construção mais alta de Wiesbaden, a Marktkirche (igreja), cuja torre possui míseros 98 m de altura.

Hauptbahnhof

neues Rathaus und Marktbrunnen
altes Rathaus

Marktkirche

Caminhando pelas pequenas ruelas do centro antigo, você irá se deparar com o maior cuco do mundo (esperei para ver e foi bem frustrante...nada demais!). Próximo dele está uma avenida bastante badalada, com lojas caríssimas, hotéis famosos e o cassino mais lucrativo da Europa: o Kurhaus (para aqueles que querem tentar a sorte, com certeza não é o lugar certo, pois você provavelmente perderá muito dinheiro)! Atrás dele há um agradável parque com um lago onde se pode andar de barquinho. Nas redondezas fica o Staatstheater, uma belíssima construção diante de uma ampla área verde com um outro lago. E para finalizar, um passeio pelo movimentado calçadão (Kirchgasse), onde estão todas as lojas de departamento e o intenso comércio de Wiesbaden. Espero que tenham gostado. Tschüss.
Aí está: die grösste Kuckuckuhr der Welt

Kurhaus

Parque atrás do Kurhaus
das Staatstheater
Kirchgasse


domingo, 2 de novembro de 2008

Conhecendo Wiesbaden - parte 2

Dando continuidade à apresentação da minha atual cidade, que tal sabermos um pouco mais sobre os seus dados básicos? Wiesbaden é a capital do estado de Hessen e possui cerca de 270 mil habitantes (perfeito para uma paulistana acostumada com 11 milhões de habitantes). Descobri também que é a cidade mais cara da Alemanha (estou sentindo na pele isso) e que todos os milionários de Frankfurt vivem por aqui (o que significa que é uma cidade com poucos jovens).
Essa é a altura padrão dos prédios na Alemanha

A cidade é super famosa por causa de suas águas termais. São mais de 26 fontes espalhadas pela cidade, com temperatura por volta dos 60ºC. Quando fiz o city tour, experimentamos um pouco da água, cujo o gosto não é dos melhores...muito salgada e muito "pesada". De alguns bueiros saem até fumaça, de tão quente que é a água no esgoto! Há também muitas termas, mas ainda não fui por um simples motivo: tem que nadar pelado! Mesmo tendo um dia só para as mulheres, não consigo me sentir confortável com esta idéia.
É realmente quente!
Uma das 26 fontes de águas termais


Um lugar bastante agradável é o bairro Biebrich, à margem do rio Reno, onde de vez em quando você vê alguns cisnes nadando por lá (quem dera que o nosso Tietê fosse assim!). E o pôr-do-sol visto de lá é lindo. Tschüss.



Olha os cisnes aí



Pôr-do-sol no rio Reno