Mapa da Alemanha

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dresden

No final de semana passado, fiz a minha primeira viagem pela Alemanha. O destino: Dresden, cujo centro histórico é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco. Estreiei meu mochilão. Uhuu! (Claro que como marinheira de primeira viagem, percebi depois que a mochila ficou pesada demais...e olha que eu não levei muita coisa!). Pegamos o trem local (Regio)...bem legal, tem dois andares!


Da Hauptbahnhof (estação principal) até o centro é pertinho, cerca de 10 minutos a pé, e logo de cara você vê a grandiosidade dos edifícios históricos. Uma coisa que eu odiei desses prédios e igrejas gigantes é que eles não cabem na foto. É uma chateação: você tem que ir bem longe para tirar a foto e não pode dar zoom, senão corta o prédio pela metade. Fazer o quê, né? O centro histórico você visita em 1 dia tranqüilamente. Vou destacar três atrações em especial: a Frauenkirche, uma igreja luterana muito bonita (eu sei pelas fotos da minha prima, pois quando estivemos lá, deixamos pra visitá-la mais tarde já que antes tinha uma fila enorme, mas aí o interior estava fechado, pois iria ter um concerto. Triste, muito triste!) que foi totalmente destruída na 2ª Guerra e, em 2006, foi reinaugurada. Subimos até a sua torre, de onde se tem uma vista muito bonita de Dresden, cortada pelo rio Elba; o Zwinger, um palácio enorme com várias galerias que abrigam diversas coleções de arte (mas não tinha nada, pois essas galerias estão sendo reformadas); e o Fürstenzug, um grande mural que mostra o desfile de vários governantes saxões (adivinhem: não dá pra tirar foto do mural inteiro!). Tschüss.

Frauenkirche

Rio Elba

Fürstenzug


Zwinger


** Curiosidades **
Em algumas cidades da Alemanha, há um tipo peculiar de táxi: é uma espécie de bicicleta de três rodas e há um pequeno "compartimento", onde vão os passageiros (no máximo dois). Quem usa normalmente são os velhinhos, que têm mais dificuldade para andar, o que não significa que qualquer outra pessoa não possa se utilizar deste meio de transporte também. Outra coisa curiosa que eu vi em Dresden foi que havia várias noivas que "desfilavam" pelo centro histórico junto com o noivo e os convidados (bem que a minha prima falou que todo mundo se casa agora porque é verão). Bizarro! rs

O táxi é a coisinha laranja



Nenhum comentário: