Mapa da Alemanha

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lava roupa todo dia, que agonia...

Nunca imaginei que dava tanto trabalho cuidar de uma casa: limpar, varrer, esfregar, cozinhar, lavar roupa, lavar louça, ir ao supermercado, pagar as contas...sem contar que tem que sobrar tempo para estudar, navegar na Internet, fazer esportes, sair com os amigos e viajar. Como organizar o tempo para tantas atividades? Huumm, vejamos:

Comida: exceto na terça, todos os outros dias eu como no bandejão da facu, que convenhamos dá de 10 a 0 no bandejão da USP. Quando não viajo, cozinho no sábado em grande quantidade e no domingo é só esquentar a sobra do dia anterior (ficar sujando aquele montão de panelas toda hora não rola, sem contar que demora um bom tempo pra fazer, por exemplo, meu prato principal: arroz, purê de batata e carne moída ou omelete. Três pratos com apenas duas bocas no fogão elétrico. Não é fácil: descasca a cebola e a batata, põe as batatas pra cozinhar, refoga a cebola, cozinha o arroz, amassa as batatas, faz o purê, refoga a cebola até ficar douradinha, ai o arroz tá grudando na panela, cozinha a carne moída, tá pronto o arroz, esquenta mais um poquinho o purê que já esfriou e tá pronta a carne moída...ufa!). Quanto à janta, não tenho o costume de comer comida, mas sim lanchar, o que torna a minha vida muito mais fácil, pois basta alguns pães para saciar minha fome.



Minha especialidade: arroz, purê e carne moída


Faxina: o bom de dividir o apartamento é que você divide a faxina também. Portanto, tenho que limpar o banheiro e a cozinha somente a cada 15 dias (meu quarto eu limpo toda semana). Por falar em faxina, eis uma palavra que os alemães desconhecem: rodo. Impossível achar um. Como substituto, eles usam os tais "mops", onde você troca os paninhos depois de usá-los!

Os substitutos dos rodos


Lavando roupas: confesso que se eu não tivesse que pagar para lavar as roupas (1,50 euros) e se tivesse um tanque descente eu as lavaria com mais freqüência, mas espero acumular o máximo possível de roupas para lavá-las todas de uma só vez. A grande vantagem das máquinas de lavar daqui é que você pode misturar todos os tipos de tecido e cores que não acontece absolutamente nada. É simplesmente fantástico! Coloco minhas blusas de lã, com as roupas brancas e as coloridas VELHAS e dá tudo certo (mas, atenção, pois as roupas coloridas NOVAS que eu sei que vão soltar tinta, eu lavo na mão). Minha mãe ficou com inveja! rs

As máquinas de lavar roupa
(na caixinha em cima, você deposita a moeda)

As máquinas de secar e os varais ao fundo

Para lavar, basta seguir as instruções
(ainda bem que a Paty me ensinou antes)

Aquilo que eles chamam de tanque



Supermercado: esse toma tempo e não tem jeito de reduzir as milhares de idas ao supermercado (embora eu goste de fazer compras!), pois tenho que carregar tudo na mão e na mochila e andar até em casa, o que inviabiliza comprar tudo de uma vez só! E mesmo se eu conseguisse comprar tudo de uma vez, há coisas que tenho que comprar toda a semana, como os pães.

Mas, confesso que estou adorando esta vida de dona de casa. Me divirto bastante com tudo isso e aproveito pra ir treinando pro futuro. Bem que um certo alguém que eu conheço também poderia começar a treinar, não? (rs) Tschüss.

2 comentários:

Ju Lie disse...

'cozinho no sábado em gde quantidade'...... GRANDE quantidade? sei...

e deve ser dureza mesmo fazer compras (ainda mais qdo vai pra um supermercado cheio de coisas atraentes). fica mto longe?

Aline disse...

Ah, agora vc sabe como é minha vidinha!!!! Hahahaha
Eu quero uma máquina de lavar dessas!!!! Tb fiquei com inveja....