Mapa da Alemanha

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Leipzig - primeira impressão

Até o fim do mês, ficarei na casa da minha prima, em Leipzig. Esta cidade fica no leste da Alemanha e pertenceu aos russos, na época da Guerra Fria. Portanto, é uma cidade mais pobre se comparada à parte ocidental da Alemanha, mas também mais barata. Tem cerca de 510 mil habitantes e é muito tranqüila e muito bonita também! A maioria dos quarteirões são assim, com pequenos prédios de no máximo quatro andares (não há elevadores) e todos grudados uns nos outros. Como não há porteiro, junto ao portão tem o interfone e para cada apartamento você encontra o sobrenome de cada respectivo morador. Não há aqueles prédios enormes e horrorosos como em São Paulo, o que é bom, pois tem-se uma vista boa da cidade, quando se mora no sótão, como é o caso da minha prima (2ª foto)!

No sábado, fui visitar o centro da cidade. Que maravilha de centro...tudo limpinho, os prédios bem conservados, lojas chiques, aquelas lojas de departamento enormes (um famoso é o Kaufhof, onde você encontra de tudo!), prédios históricos enormes e muitas igrejas luteranas (para quem não lembra, Martinho Lutero, quem iniciou a Reforma Protestante, era alemão). À primeira vista, você até pensa que são igrejas católicas, por serem gigantescas e terem mais ou menos o mesmo estilo arquitetônico, mas dentro você logo percebe a diferença, já que não há santos e os ornamentos são bem simples. Numa delas, a Thomaskirche, estavam os restos mortais de Johann Sebastian Bach, mas não pude chegar perto do túmulo, pois estava tendo um casamento! Se você quisesse, podia ficar lá assistindo a cerimônia! Tschüss! (Até mais!)
das alte Rathaus (antiga prefeitura)

das neue Rathaus (nova prefeitura)

** Curiosidades **
Cada cidade alemã tem o seu sistema de transporte. Aqui em Leipzig, em todo ponto de ônibus, há informações sobre quais linhas passam ali bem como a descrição de todo o trajeto da linha. Assim, você consegue saber quais são os pontos daquela linha e planejar melhor a sua viagem. Além do ônibus, existe o tram (espécie de bonde elétrico), e em todo ponto há um painel indicando que horas o tram vai passar ou até mesmo quantos minutos ele vai atrasar!!! Portanto, mesmo se você não sabe um pingo de alemão, você consegue andar numa boa de transporte público. Prático, não?!

2 comentários:

Jackie AMC disse...

vc bem q poderia escrever como se pronuncia estas coisas em alemão pra gente, né?

bjãoooo e curta bastante a sua aventuraaaaa!!!

Souvenir São Paulo disse...

Ahhh, eles estão muito mal acostumados..é por isto que chegam aqui e querem encontrar tudo assim, bem organizado, pontual...não pode ser tão fácil não.Em Sampa é bem mais divertido, tem que procurar, procurar, perguntar..rs..

beijos Cris!!
Mirella