Mapa da Alemanha

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Vivendo e aprendendo com a diversidade

Já faz 1 mês que conheci os demais estrangeiros e parece que estamos todos juntos há muito tempo. Formamos um grupo mais ou menos coeso e estamos sempre (ou na maioria das vezes) juntos para cima e para baixo. A maioria esmagadora provém de países que falam a língua espanhola, o que para mim é bom, pois consigo entendê-los (acho que vou voltar com o espanhol mais fluente que o inglês...rs). Ao todo somos: 2 brasileiros (Cris e Thiago), 3 chilenos, 4 mexicanos, 1 australiana, 7 franceses, 2 russas, 2 tchecos, 3 finlandeses e 8 espanhóis.

Finlandeses, mexicanas, brasileiros e australiana

As mexicanas (Sofia, Paulina, Faride e Carolina)

Eu me dou melhor com as mexicanas e os chilenos pois somos todos parecidos no jeito de ser (alegres, extrovertidos etc), mas falo bastante com a australiana e uma francesa bem doidinha, mas muito simpática e extrovertida. A australiana (Stephanie) sofre bastante, pois como é a única cuja língua materna é o inglês, tem que aguentar todo mundo lhe perguntando como se fala isso e aquilo...é engraçado. Às vezes, me sinto a poliglota, pois falo um pouco em inglês e logo mudo para o espanhol e ensino algumas palavras em português e arranho ali o alemão e aprendo uma ou outra coisa em francês...sem falar quando você mistura tudo, começando a frase em inglês e terminando em espanhol ou soltando uma exclamação em português. Divertido.

Camille (França), Stephanie (Austrália), Evjenna (Rússia) e eu

Andrea y Carolina, las chilenas

Todos querem saber tudo sobre os seus costumes, cultura e claro, comida. É nessas horas que você sente saudades do seu país e daquelas comidinhas maravilhosas que você só encontra no Brasil (pão de queijo, coxinha, feijoada, churros, pizza, pastel, churrasco, café etc.). Mas, por falar em comida, aqui tem muuuuita coisa boa e gostosa: pães de todos os tipos e todos os sabores, o que para mim é uma perdição, pois adoro pães; bolos e tortas, como o Apfelstrudel, os milhões de tipos de Wurst (salsicha), o Schnitzel (espécie de bife de porco ou vaca à milanesa), os vários tipos de molhos seja para carne, massa ou salada e outras tantas coisas que ainda tenho que provar. Para beber, gosto do Apfelschorle, uma espécie de refrigerante de maçã. Bom demais! Tschüss.

Minha buddy alemã, Katrin


** Curiosidades **
Aqui, a maioria dos supermercados só vendem produtos alimentícios e há poucos hipermercados como Carrefour ou Extra, onde você encontra de tudo (roupas, eletrodomésticos, panelas etc.). Quando você for fazer compras por aqui, não se esqueça de levar suas próprias sacolinhas, caso contrário terá que levar suas compras na mão ou comprar as sacolas, que não são de plástico, mas sim de pano. Ah, e já estava esquecendo de comentar: comprar verduras por aqui é muito fácil...os tomates, por exemplo, são todos vermelhinhos e maduros, não tendo um sequer estragado. Juro, você pode escolher de olhos fechados...bom, né (principalmente pra mim, que demorava um século para escolher tomate, cebola etc.)?

2 comentários:

Ju Lie disse...

nossa!!!

q divertido! sempre achei mto legal conversar, conhecer, fazer amizades com as pessoas de outros países.

q bom q não anda só com brasileiros!

e tá virando poliglota é? já aproveita e aprende russo... finlandês?! (aliás... qual lingua fala na finlandia?)

bjo!

Unknown disse...

Como assim cebola ? rsrs..

Muito divertido !! Lembrei do filme espanhol, não lembro o nome mas vimos na casa do Cléber, lembra ??? Onde eram várias pessoas de diversos lugares !

Tô com sdssss amiga !!!
A despedida da Jubet foi muito legal - faltou vc ! E ontem saímos com o Jotinha, todo carente !!! rsrs.

Bjaoooooooooooooooooooo