Mapa da Alemanha

domingo, 7 de dezembro de 2008

Bruges, Bélgica

Fazia tempo que eu estava planejando uma viagem para fora da Alemanha, mas estava difícil achar um destino, cuja passagem fosse barata e que desse pra visitar somente no fim de semana. Depois de muitas pesquisas, não sei como e por que me interessei pela Bélgica, mas como a passagem estava barata, resolvi arriscar. Fomos eu, as chilenas e a australiana passar o fim de semana em Bruges, uma pequena cidade medieval a 1h30 de Bruxelas.

Uma rápida escala em Bruxelas

O Hostel




A ida foi um sufoco: nosso trem partia de Colônia, pois a passagem saindo de lá era muito mais barata, e para chegar até lá tínhamos que pegar 2 trens (tudo isso para economizar!). Acontece que uma das chilenas esqueceu o passaporte e voltou para buscar, mas não chegou a tempo e perdemos o trem. O grande problema era que com os trens regionais não havia nenhuma outra opção para chegar a tempo até Colônia...tentamos todas as combinações possíveis e nada. Comecei a ficar frustrada, angustiada, brava...não estava acreditando que ia perder a viagem. Lembrei então de ver as viagens com o ICE (trem rápido) até Colônia e por sorte tinha um trem saindo em exatos dois minutos. O problema porém era o preço: 30 e poucos euros para cada uma. Não tivemos dúvida: compramos e saímos correndo para alcançar o trem. E foi a melhor coisa que fizemos, pois Bruges é uma cidade encantadora.







Eu pensava que o idioma falado em Bruges era francês, mas na verdade é flamengo, uma derivação do holandês. Como eu sei um pouco de alemão, a maioria das frases eu consegui deduzir o que estava escrito, pois as palavras são mais ou menos parecidas. Bruges é tida como uma das cidades mais bonitas da Europa e chamada de Veneza do Norte, por conta de seus inúmeros canais. A arquitetura das casas é muito bonita e diferente, o que dá um charme todo especial à cidade, que pode ser tranquilamente percorrida à pé. Há também alguns moinhos, que eu adorei ver. Se eu não conseguir ir para Holanda, pelo menos não vou ficar frustrada de não os ter visto.



Olha a arquitetura das casinhas




O moinho



Há quatro coisas que você não deve deixar de experimentar quando visitar Bruges: cerveja, batata frita, waffles e chocolate. Achei que a Alemanha era o país da cerveja, mas a Bélgica tem mais de 360 tipos de cerveja também. No hostel, provamos quatro diferentes cervejas e como não sou uma consumidora assídua desse produto, não saberia dizer se eram boas ou não. Só sei que eu adorei a que misturava cerveja com uma essência de alguma fruta que agora eu não lembro mais qual era. As batatas fritas são realmente boas, mas as pessoas gostam de comê-las com maionese...ugh! Agora, para quem gosta de doces como eu, os waffles e os chocolates são divinos. Comi dois waffles: um de chocolate e outro de creme com morangos. Quanto aos chocolates, a dica é comprá-los no supermercado e não nas lojas e a melhor marca é a Côte d'Or. Comprei 4 barras de diferentes sabores!

Tirando o frio horroroso de não sei quantos graus negativos que fez, eu amei a viagem. Um destino que não fazia parte dos meus planos, que foi escolhido às cegas e que talvez seja um dos lugares mais bonitos que eu tenha ido aqui na Europa. Nada como improvisar de vez em quando. Tschüss.

Um comentário:

Ju Lie disse...

waffle de creme com morangos.... hmmmmmm.. q tortura!

agora aproveita e conheça cidades diferentes todos os fds!!! (também querooo.. ai ai)