Mapa da Alemanha

sábado, 3 de janeiro de 2009

Nürnberg

Acordei ansiosa para viajar neste dia, já que Nürnberg era uma cidade que eu queria muito conhecer. Consegui uma boa promoção com o ICE (trem rápido) e fui sozinha mesmo fazer um bate e volta para a cidade que tem o Weihnachtsmarkt (mercado de Natal) mais famoso da Alemanha.




Minha primeira parada foi no Dokumentationszentrum, ou Centro de Documentação Nazista. Para quem não sabe, Nürnberg foi a cidade escolhida por Hitler para receber as manifestações nazistas. Era lá, num lugar chamado Tribuna Zepellin, que ele dava seus famosos discursos e milhares de pessoas faziam a conhecida saudação. Hoje, só restam ruínas dessa Tribuna, mas você pode subir até o local onde Hitler discursava, fechar os olhos e imaginar aquela multidão te saudando. Dá arrepios! O Centro reúne toda a história da ascensão do partido nazista até o seu fim, com vários vídeos ilustrando cada fase, inclusive o julgamento dos nazistas que foram executados em Nürnberg, em 16 de outubro de 1946. Muito interessante!

Sinistro...lembra o Coliseu

Tribuna Zepellin

Era aí onde Hitler fazia seus discursos


Famosos discursos de Hitler



Nürnberg é uma cidade medieval e caminhando você encontra a muralha que ainda circunda o centro antigo. No fim deste, existe um pequeno castelo de onde se tem uma boa vista da cidade. Mas o que eu realmente queria conhecer era o famoso mercado de Natal. Como eu já tinha ido para Gramado (RS) no Natal, esperava algo parecido na Alemanha. Ledo engano! As decorações dos prédios e das ruas ficam restritas ao centro antigo e há várias barraquinhas vendendo comidas e enfeites de Natal. E só! Nada de atrações, canções, shows etc. Bonito, mas o Natal Luz de Gramado dá de 10 a 0. A única coisa semelhante era a multidão...parecia que o mundo inteiro estava lá!
Castelo

Uma pista de atletismo no antigo fosso?


Comi uma Wurst (salsichão), claro, os Lebkuchen (espécie de pão de mel) e tomei Glühwein (vinho quente), já que fazia muuuuito frio. Os enfeites são lindos e eu até compraria vários se eles não fossem tão caros (qualquer coisinha não sai por menos de 10 euros!). Tschüss.

Lebkuchen

Glühwein

Nenhum comentário: