Mapa da Alemanha

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Porto, Portugal

Partimos de Londres dia 22 de dezembro rumo a Porto, onde iríamos passar o Natal na casa da filha da Marinez. O aeroporto de Londres estava abarrotado e o check-in da Ryanair, lotado!Mas deu tudo certo e chegamos sem grandes problemas em Porto. Infelizmente, vou ficar devendo a maioria das fotos deste destino, pois quando baixaram para o computador, acabaram por deletar da minha câmera e só percebi quando já estava na Alemanha. Uma pena, mas quando chegar em São Paulo mostro pra vocês.

Natal na casa de Tati, Hamilton e Natália

As azuizetes - coincidência? Imagina...

Porto é uma cidade muito graciosa e suas antigas construções lembram muito as casas de Paraty ou Ouro Preto. Os portugueses são muito simpáticos e eu adoro o sotaque deles...dou várias risadas. Descobri por aqui que existem muitas palavras diferentes e às vezes você não entende metade da frase, mesmo falando português!!! Exemplos: rotunda = rotatória; comboio = trem; bixa = fila e assim vai. Uma coisa que eu achei bem curiosa é o metrô (lá eles chamam de métro), cujas estações são praticamente ao ar livre, como as estações de ônibus. A região mais bonita da cidade é a que fica próxima ao rio Douro, Ribeira, onde há pontes altíssimas bem como as vinícolas. Fomos conhecer uma e fazer a degustação, mas eu não curto muito o vinho do porto...muito doce e forte. O que eu amei foram os pastéis de belém...ô coisa deliciosa!!! E super baratos. Aliás, Porto é uma cidade ótima para fazer umas comprinhas, ao contrário de Wiesbaden. Comprei coisas que jamais imaginei que fosse comprar por aqui, na Europa, mas pelo preço que paguei seria uma ofensa não levar (um vestido de festa lindíssimo, cujo valor inicial era 235 euros e eu paguei SÓ 18 euros!!!!).

Ribeira

Vinícola que visitamos




Ah, fomos até a praia, mas estava bem frio e com vento, o que nos fez ficar pouco tempo. Como é bom ver o mar outra vez! Só é estranho ver todo mundo passeando agasalhado...cadê os biquinis, pessoal, as barracas da praia, os homens jogando uma peladinha? Mas o que eu mais gostei da minha passagem por aqui foi a hospitalidade da Tati e sua família: Natália e Hamilton. Eles três, mas meu tio, Marinez e meus primos me fizeram matar as saudades do Brasil e me sentir em casa. Foi tão bom, tão alegre e muito divertido. O Hamilton toca música brasileira em festas e restaurantes e tivemos a oportunidade de conferir sua performance. Muito bom...dancei muito axé, músicas que eu nem lembrava mais, mas como boa brasileira, tinha que dar uma requebrada pra deixar os portugas de queixo caído!!! rs

Segura o tchan


E fomos também numa churrascaria brasileira: não vou dizer que era excelente, pois os garçons me tiravam quando eu pedia carne beeem passada, dizendo que era sola de sapato, mas o feijão preto estava divino. Como eu sinto falta de um feijãozinho! E não podia faltar a caipirinha!
Churrascaria brasileira
Hamilton tocando


O nosso Natal foi bem gostoso: fizemos amigo secreto, a ceia estava deliciosa (a Marinez preparou sozinha peru, bacalhau, arroz e maionese) e demos muita risada. Melhor impossível. Tschüss.

4 comentários:

Ju Lie disse...

ahahaha... comprou vestido de festa?!?!
óoooooia! vou querer emprestado hein! (pros trocentos casórios q terão daqui pra frente.. hoohho)

e do q mais vc tem sentido saudades (fora o João..)?
Vi q já tomou caipirinha, comeu um churras, dançou axé, foi pra praia..

Unknown disse...

Oiiiiiiiiiiiiiii,Crissssssssssss


Tempão que não apareço por aqui , né amiga !! Adorei tudo... desde a neve a Porto.
E aí, só 15 dias para a Li e Jota chegarem, hein ???? Nossa como passa rapido !!
Estou fazendo aula de salsa com a Li... de resto tudo na mesma...

Gde bjoooooooooooooooooooo

Dani

Cris Stanzel disse...

Sinto falta de ir ao cinema e ao teatro, de tomar café com leite, de comer muitas frutas, de ver um pouco de tv, de ir num barzinho com vocês e jogar conversa fora (em Porto deu pra matar saudades de muitas coisas!).

Ju Lie disse...

(já vai fazendo uma listinha de coisas pra fazer qdo voltar... ok?!)

bjo