Mapa da Alemanha

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Auschwitz

Auschwitz fica a 1h de ônibus de Cracóvia. Seguindo a indicação de várias pessoas, compramos um tour guiado para conhecer melhor o campo de concentração. Valeu a pena, pois a guia sabia contar a história de um jeito tão impactante que não tinha como você não se sentir mal. Sinceramente, não há palavras para descrever aquilo que eu vi e senti. A neve e o frio contribuíram para tornar a visita mais angustiante. Como as pessoas suportaram aquele frio?

Quem ultrapassasse a placa, era baleado

Antigo crematório

Local onde o comandante nazista de Auschwitz foi enforcado


Dentro das construções era proibido tirar foto e eu resolvi respeitar. Tem uma parte que é chocante, onde você pode ver todos os pertences das pessoas que ali morreram, tendo inclusive um tanque cheio de cabelos, os quais eram raspados e usados para fazer os colchões onde os judeus dormiam.


Existem dois campos: Auschwitz e Auschwitz-Birkenau. Este último é imenso e tem aquele famoso portão de entrada do trem que aparece em todos os filmes relacionados com este tema. Juro que eu não tinha a menor noção de que o lugar era gigantesco. Mesmo estando lá, vendo com os meus próprios olhos, eu ainda não consigo acreditar que tamanha atrocidade aconteceu. Seres humanos sendo tratados como coisas, porque nem animal a gente trata tão mal. Vergonhoso e muito triste! Tschüss.
Auschwitz-Birkenau



**Curiosidade**
Uma vez, o pai do namorado da Paty nos contou que na época de Hitler, os alemães tinham que comprovar que não tinham nenhum vínculo com judeus em até 6 gerações passadas. Imagine compilar informações de seus tatataravôs só para comprovar que você não tem nenhum laço judeu na família? Não dá pra acreditar!

Um comentário:

Ju Lie disse...

"valeu a pena, pois a guia sabia contar a história de um jeito tão impactante q não tinha como vc não se sentir mal"

ai credooooooooooooo

dá arrepio só de pensar....