Mapa da Alemanha

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dachau e outros pontos de Munique

O dia amanheceu cinzento e nublado, bem propício ao passeio que eu iria fazer: visitar o campo de concentração de Dachau, o primeiro de todos e tido como modelo para os posteriores. Logo na entrada, há aquela famosa frase "Arbeit macht frei" (O trabalho liberta) e assim que você põe os pés nesse lugar, já começa a sentir um desconforto e uma angústia, que vão aumentando conforme você vai visitando certos lugares bem como tentando voltar no tempo e imaginar tamanha atrocidade. Algumas pessoas não conseguem controlar o choro...eu não consegui sair de lá sem derramar algumas lágrimas. A parte do crematório, cuja visita recria o percurso que os presos faziam, desde a sala de desintoxicação, passando pelo banheiro onde soltavam o gás, até os fornos, foi a mais marcante pra mim, principalmente na parte externa, onde há túmulos em homenagem aos mais de 43.000 mortos que tiveram esse triste fim. Um passeio amargo que deve ser feito para que assim as pessoas sempre se lembrem até que ponto pode chegar a crueldade humana.



Deixando de lado a tristeza, visitei outros pontos bacanas de Munique: o Olympia Park, construído para as Olimpíadas de 1972 (novamente um episódio sombrio marcou essa data: atletas israelenses acabaram mortos por membros de uma organização terrorista palestina), onde há uma torre de mais de 180m de altura, da qual se tem uma vista incrível de Munique; o BMW-Welt ou o Mundo BMW, que fica ao lado do Olympia Park, bacana para os aficcionados por carros, o que não é o meu caso (apesar que eu gostei bastante do que vi por lá!); e o Schloss Nymphenburg, um palácio cuja fachada é mais extensa que a de Versailles. Como cheguei um pouco tarde demais, visitei apenas o jardim, enorme e lindo. Tschüss.

Olympia Park e a torre que eu subi

Estádio do Olympia Park

BMW Welt

Tiko, escolhi esse pra você me dar de aniversário

Schloss Nymphenburg

Se vocês soubessem o sacrifício que foi tirar a foto com o cisne...

** Dicas **
Se você for a Munique e quiser visitar o campo de concentração, compre o Day Ticket (custa 6,70 euros, pois Dachau é outra zona) e aproveite para conhecer no mesmo dia locais mais distantes como o Olympia Park e o Schloss Nymphenburg (este último acessível de tram, o que torna o passeio mais divertido ainda)!

Nenhum comentário: