Mapa da Alemanha

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Uma pequena parada em Rothenburg

Quando eu decidi ir pra Munique, tinha planejado na volta passar em Stuttgart. Porém, durante minha estada em Munique, mudei de idéia, pois com o Bayern-ticket eu poderia viajar para qualquer cidade desse estado por 19 euros. Eu queria visitar Würzburg e olhando no mapa, vi que Rothenburg ob der Tauber ficava no meio do caminho. Então pensei: saio cedo de Munique e passo o dia em Rothenburg e depois vou pra Würzburg. E tudo por apenas 19 euros (as viagens de trem!). E foi justamente o que fiz.
Uma das entradas para o centro antigo

Parte da muralha que envolve o centro


Eu já tinha ouvido falar de Rothenburg e sabia que era uma cidade medieval, pequena e muito bonitinha. Depois de mais ou menos 3 horas de viagem, cheguei na estação de trem, deixei meu mochilão no locker (muito, muito prático, pois você coloca 1 euro e pode deixar por 24 horas), peguei um mapa da cidade e lá fui eu me aventurar por Rothenburg. E que cidade admirável! Todo o centro antigo é rodeado pelas antigas muralhas e é super divertido, pois você pode andar por elas e quase que contornar a cidade. Sem falar das típicas casas alemãs, com aquela famosa arquitetura (enxaimel), que eu achei que veria em qualquer cidade, mas não é tão fácil encontrá-las. E o doce típico, o Schneeballen? É uma espécie de biscoito caseiro em formato de bola de neve, sendo que há vários sabores! Hummm!
Casas típicas da Alemanha

Parte da muralha na qual se pode andar



Os Schneeballen

Um museu interessante e curioso pra visitar é o Kriminalmuseum, que exibe diversos instrumentos de tortura, os quais de fato foram utilizados. Alguns curiosos: havia diversos tipos de máscaras de ferro que as pessoas tinham que usar como castigo, por exemplo, as fofoqueiras, os mentirosos e cada máscara representa bem aquilo que se está repreendendo (dos mentirosos, os narizes eram bem compridos); para os bêbados, havia um barril, que eles deviam "vestir" e andar pela cidade; para os músicos que não tocassem bem, tinha que pendurar no pescoço uma espécie de corneta de ferro; os padeiros que não fizessem pão direito eram postos numa espécie de jaula, a qual eles mergulhavam na água para meio que afogá-los por alguns minutos...e assim por diante. Achei divertido! Enfim, foi uma tarde deliciosa. Tschüss.

Uma das máscaras que eu falei

Um comentário:

Ju Lie disse...

'achei divertido'
esse seu comentário para a sessão dos materiais de tortura foi ótimo! ahahahahahahah