Mapa da Alemanha

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Munique - terra da Oktoberfest

A primeira impressão não foi muito boa: uma cidade enorme, barulhenta, um pouco suja, cheia de gente apressada e de carros, ônibus, bondes...confesso que me senti em São Paulo. Mas o que mais que eu podia esperar da cidade mais badalada da Alemanha, depois de Berlim?

Porém, conforme fui conhecendo melhor esta cidade de 1,3 milhão de habitantes, mais fui me encantando. Munique respira história, mas teve um passado negro do qual os alemães pouco se orgulham...é impossível não lembrar da época do nazismo nesta cidade, principalmente depois de fazer um FREE WALKING TOUR (gratuito sim e de qualidade, altamente recomendado) com um guia que adora história. Na Odeonsplatz, na época do nazismo, ficava a águia e a bandeira do partido e todo cidadão que passasse por lá era obrigado a fazer a saudação. Entretanto, havia alguns corajosos rebeldes que utilizavam uma pequena ruela (Viscardigasse) para contornar a praça e hoje há uma linha de paralelepípedos dourados no chão em homenagem aos mesmos. Outra coisa interessante é que há dois leões nesse monumento e reparando bem neles (na foto acho que não dá pra ver) um está com a boca aberta e o outro com a boca fechada. O da boca aberta (lado esquerdo) está voltado para o Residenz, antiga residência dos reis da Bavária, e significa que você deve sempre contestar o governo; já o da boca fechada está voltado para a igreja, instituição que nunca deve ser contestada. Curioso é que o Hitler fazia seus discursos justamente neste lugar (acho que ele não sabia disso! rs).
Odeonsplatz



Outra parte interessante do tour é a parada na Marienplatz (praça principal) para assistir às 17h a dança do Glockenspiel (bonequinhos que encenam as batalhas e danças sobre a história de Munique), que fica na Rathaus de estilo gótico. Se o relógio astronômico de Praga era lotado, imaginem esse! Você também conhece (só por fora) a famosa cervejaria Hofbrauhäus, onde se pode tomar cerveja naquelas canecas enormes. Segundo o guia, no banheiro masculino existe um "vomitódromo"...imagine como os caras saem desse bar!!

Glockenspiel

Rathaus (parte posterior)

Por fim, passamos pela rua mais cara da Europa, a Maximilianstrasse, onde só há lojas chiquérrimas, pessoas elegantes pra lá e pra cá e aqueles carrões poderosos. E eu passeando por lá de regatinha fuleira, jeans e minhas havaianas...tsc tsc tsc. Tschüss.

** Dicas **
Para maiores informações sobre o free tour, veja o site http://www.newmunich.com/nm/. Lá eles têm todas as informações sobre dias, horários, roteiros etc. Vale muito a pena!
Se não souberem onde ficar, hospedem-se no Euro Youth Hostel. É simplesmente fantástico, bem localizado, não tão caro, animadíssimo e limpinho. Eu fiquei no dorm de 22 camas e foi muito sossegado! Não tive problema algum.

Um comentário:

Tiko disse...

Pô, tika, havainas na Europa é chiquérrimo!